15 dezembro 2016

Xampus bomba, será que realmente fazem efeito ?


De uns tempos pra cá estão surgindo inuuuumeras reclamações sobre os chamados shampoo bomba. E isso tem gerado muita confusão. Termos como hipervitaminação começaram a pipocar, mas ninguém sabe ao certo o que é. Pessoas estão ficando carecas e não sabem por que. E eu depois de pesquisar sobre o assunto to aqui para tentar ajudar vocês a entenderem melhor do que se trata esse fuzuê todo. Cabeleireiros profissionais de plantão, me corrijam se eu falar besteira. Desculpem pelo textão Amém!
 Vamos lá.

Cabelo

Crescimento normal do cabelo

O cabelo humano cresce em um ritmo constante de cerca de meio milímetro por dia, ou cerca de 1,3 centímetro por mês.  Ele pode crescer mais rápido ou mais lento, dependendo de sua idade, genética e estado hormonal, mas meio milímetro por dia é uma boa média.
O que isso significa é que a taxa máxima de crescimento para o cabelo é de cerca de 16 centímetros por ano.

Fases do cabelo



Cada fio de cabelo da nossa cabeça passa por um ciclo de três fases:

anágena, catágena e telógena.


Anágena: Fase de crescimento do cabelo. Quando ele surge. Em um couro cabeludo com condições normais e saudáveis, dura de 2 a 6 anos.

Catágena : Fase intermediária do ciclo de vida do cabelo. Dura de 1 a 2 semanas.

Telógena :Fase de eliminação dos cabelos mortos. Dura de 5 a 6 semanas. Nesta fase, os cabelos maturam para então caírem do couro cabeludo.
Por isso, diariamente cabelo cai e cabelo cresce.. Cabelo SEMPRE vai cair, claro, dentro de uma normalidade, mas todos os dias ele VAI cair como também VAI crescer.
Isso não tem como mudar, é um ciclo de vida natural.

Nosso cabelo está diretamente ligado com DNA, ou seja, não da pra mudar. O que se pode fazer é estabiliza-lo, tentar mantê-lo em um padrão saudável e normal, milagre é só com Jesus e os paranauê dele, mas acho bem difícil ele fazer especialmente um agradinho e seus cabelos crescerem, então quem tem cabelos minguadinhos naturalmente, não vai conseguir mudar isso.
O que da pra fazer com os produtos que existem hoje no mercado é uma MANUTENÇÃO, uma ESTABILIZAÇÃO para esse cabelo, para que ele se torne mais resistente, mas mudar o seu genótipo infelizmente não é possível.
Essa coisa de crescimento, muito cabelo ou pouco cabelo esta totalmente ligada ao DNA e genética.

Xampus bomba

Um deles é o caseiro, se trata de uma receita simples que consiste em misturar monovin A (Monovin A é um suplemento de vitamina A de uso veterinário) e xampu. E pronto, fez o xampu bomba, só que não.

A vitamina A é de suma importância para o nosso cabelo principalmente para o crescimento, porém seu excesso é prejudicial e muito. O excesso de vitamina A, vitaminas em geral,  faz o cabelo cair, assim como a sua falta. Tudo tem que ser equilibrado.

Se você quer um cabelo saudável, um cabelo que cresce normalmente e que cai normalmente, se alimente bem. Beba muita água, ingira muitas vitaminas e proteínas, é isso que faz a diferença no cabelo. Ele tem que ser alimentado em sua fase anágena



Os diversos produtos no mercado,como é o caso do S.O.S da Salon Line (que justamente está dando muita polêmica) servem apenas para MANUTENÇÃO. Eles mantem aquilo que o seu cabelo já tem, aquilo que seu cabelo guarda dentro dele dês de quando ele brotou no seu couro cabeludo.

Uma boa alimentação, faz toda a diferença quando se quer ter um cabelo bonito. Suplementos ajudam bastante, como o Imecap hair, que é um conjunto de vitaminas na medida certa que você ingere para fortificar o seu cabelo, enquanto ele está na fase anágena, e por consequência se ele está bem nutrido ele vai crescer melhor e mais bonito. Já os produtos que você faz em casa ou os que você compra para uso tópico não servem para isso. Ainda mais se você os usa todos os dias, vou repetir, EXCESSO DE VITAMINAS FAZ TANTO MAL QUANTO A SUA FALTA, a consequência dos dois causa a queda excessiva de cabelo. E esse é o caso da hipervitaminação que é o estado anormal decorrente de administração de quantidades excessivas de uma ou mais vitaminas, como se você desse uma hipercarga de vitaminas no seu cabelo. 

Os diversos xampus e demais produtos que vendem por ai fazem isso se não usados com moderação, o cabelo vai  crescer? Vai. Entretanto, você vai promover um aceleramento indevido da sua fase catágena, ou seja, ele vai cair mais rápido do que o seu fio da fase anágena consegue crescer.

Não adianta nada você usar esses produtos para fortificar o fio que já está ali na sua cabeça, se você não nutre o que ainda vai sair pra substituir o que vai cair, que está totalmente sem proteína por que você não se alimenta bem. Você vai desestruturar o ciclo do seu cabelo. 

Portanto toda vez que você for usar seu xampu bomba, lembre-se de ter uma ótima alimentação para fortalecer o seu fio que ainda não saiu pra fora do couro cabeludo, para então fazer a devida manutenção dos fios que já estão para fora .

Um grande beijo!


19 comentários:

  1. Esse post é incrivel, porque tem muita gente que acha que os xampus fazem "O MILAGRE" e não se preocupam com alimentação e uma rotina saudável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso me deixava muito estressada por que as pessoas muitas vezes tem preguiça de pesquisar sobre e acabam fazendo tudo errado! Que bom que foi interessante para você ♥

      Excluir
  2. Amei esse post ❤
    Estou super usando shampoo bomba mais não sabia q a alimentação tbm vai ajudar.
    Adorei as dicas ❤

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e realmente esses shampoos saõ uma bomba mesmo mais é de destruiçaõ faz o cabelo cair que é uma beleza

    ResponderExcluir
  4. Quando eu estava na transição capilar, fiz xampu bomba com café e não mudou nada! Meu cabelo não crescia mais que o normal, porém ele ficava lindo com muito brilho então usei até acabar hahaha! Agora uso a linha SOS da Salon Line (aquele amarelinho/laranjinha) porque meu cabelo fica show com ela hahaha! E realmente a gente só pode cuidar, não tem como fazer mágica

    ResponderExcluir
  5. Esses dias, vi num grupo que participo, que as meninas estavam ficando carecas por causa do shampoo da sallon line que, como consta na embalagem, pode usar diariamente e não acarreta hipervitaminose. Larguei na hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o problema é que as pessoas acreditam muito em embalagens, e isso não pode acontecer!

      Excluir
  6. bah, que post completo! curti muito, temos que ter muuuuito cuidado ao usar tais produtos, né? nao sabia dos naturais, adorei

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que aula de ciência, rs. Amei as informações que vc passou. Concordo plenamente, os produtos servem para a manutenção, hidratação e proteção. Nada de milagres. Acho que tudo afeta o cabelo, até nosso sistema nervoso. Com isso, um só produto não pode fazer esses milagres todos que prometem.

    Amei o texto, bem redigido.
    Bjooos

    Amanda O.

    ResponderExcluir
  8. Que matéria MA-RA-VI-LHO-SA! Fiquei com vontade de compartilhar na minha página, porque está muito bem escrita e é esclarecedora!
    Eu usei o shampoo bomba caseiro (monovin A + Bepantol) e realmente não funciona! Eu usei por 1 mês e a unica coisa que senti foi a hidratação no primeiro uso (por causa do bepantol, claro rs)!
    Hoje em dia eu uso os shampoos= bomba da saloon e o tônico da mesma linha, + o shampoo e condicionador bomba na novex e aí sim eu vi resultado, porque eu comecei a fazer cronograma também! Me alimentar, beber mais água é realmente a melhor forma de fazer o cabelo crescer, sem água não dá, não tem shampoo pra fazer milagre!
    Adorei seu post, ajudou muuito mandei pras amigas lerem e se informarem também!

    Beijos!

    http://www.amandaquerobino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode compartilhar a vontade haha ♥
      que bom que gostou ☺ e obrigada!!!

      Excluir
  9. Já tentei deixar o cabelo crescer, mas acho que fico melhor com cabelo curto kkkkk
    Gostei do seu post. E é verdade, tratar o cabelo envolve vários fatores: Alimentação, cronograma capilar, tipo de xampu...

    ResponderExcluir
  10. Realmente, de nada valem produtos milagrosos sem uma alimentação saudável junto... Esse ano pretendo melhorar minha alimentação, muito bom o post, sempre bom relembrar!

    ResponderExcluir
  11. Que post legal, nunca tinha parado para reparar que talvez o problema fosse minha alimentação, obrigado beijoos

    ResponderExcluir
  12. Adoro fazer misturas loucas pro cabelo, usei durante um bom tempo shampoo com café e foi bom, deu bastante brilho e hidratação por um tempo. Mas é importante lembrar que os nutrientes pro cabelo são os que ingerimos, por isso é bom se alimentar bem :D

    ResponderExcluir
  13. Um tapa na cara da indústria!
    Abriu meus olhos.
    Parabéns, viu RS.

    www.brilhamiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    Que legal esse post, super gostei!! O engraçado de ler esse post hoje é que semana passada estava me perguntando para que servia esse shampoo e encontrei a resposta. Concordo com você quando diz referente a vitamina tem que ser equilibrada mesmo.


    Beijos e Obrigada pela dica :)

    https://pequenosinfinitosz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo